quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Termogênicos - Cafeína + L-Carnitina?

Bom dia pessoal! :)

Vinha tomando minha L-Carnitina até o momento que ela acabou, sem pensar passei numa farmácia e me encantei com o Termolen, que é composto de Cafeína e de Óleo de Cártamo. Passado tempo, adquiri novamente a L-Carnitina e com os dois termogênicos em mãos me perguntei, será que posso tomar os dois? Eis que achei um bom estudo na internet que disponibilizo para vocês agora.



Duplique a sua capacidade de resistência com uma mistura de cafeína e carnitina


Os atletas de resistência que procuram aumentar a sua resistência – de forma legal, é claro – poderão estar interessado no estudo que os nutricionistas da “Korean Chonbuk National University” publicaram em 2001 no “Journal of Nutritional Science and Vitaminology”.
Os investigadores testaram bebidas desportivas experimentais que contêm grandes quantidades de cafeína e L-carnitina em jogadores de rugby. Os resultados foram promissores.
Os cinco voluntários que os coreanos utilizaram no seu estudo já treinavam há pelo menos cinco anos. Eles não usaram nenhuma droga ou doping e abstiveram-se de consumir produtos que contenham cafeína durante a experiência. Os atletas receberam 250 ml de uma bebida desportiva que continha 4 diferentes ingredientes activos em quatro ocasiões distintas em dias diferentes.
Numa ocasião, a bebida não continha nada extra [CON]. Numa segunda ocasião a bebida continha 5 mg de cafeína por kg de peso corporal para cada atleta [CAF]. Na terceira vez a bebida continha 15 mg de L-carnitina por kg de peso [CAR], e na quarta a bebida continha 5 mg de cafeína por kg de peso corporal e 15 mg de L-carnitina [CAF + CAR].
A cafeína impede a adenosina de agir no corpo. Na sua forma livre, a adenosina liga-se aos receptores de adenosina e reduz o rácio metabólico de células. Através da inibição desse processo a cafeína origina um efeito estimulante.
A cafeína também aumenta a concentração da molécula sinalizadora cAMP, o que torna as células mais alerta e receptivas às hormonas peptídicas como a adrenalina. Como resultado desses processos, as músculos são capazes de trabalhar mais e mais, e as células de gordura também libertam mais ácidos gordos na corrente sanguínea.
A L-Carnitina tem um efeito menos intrusivo. Ajuda a mitocôndria, os centros de produção de energia das células, a absorver mais ácidos gordos e a convertê-los em energia.
Uma hora após a ingestão, os indivíduos do teste foram induzidos e pedalar: primeiro eles pedalaram a 45 minutos a 60 por cento do seu VO2max. Essa é uma velocidade em que ainda é possível manter uma conversa.
Depois dos atletas terem aumentado a sua velocidade para 80 por cento do seu VO2 max, uma velocidade a que já não é mais possível continuar a falar. De acordo com os registos dos investigadores, os atletas do grupo CAF CAR + mantiveram a elevada velocidade pelo dobro do tempo dos atletas do grupo CON.
Tabela 1
Tabela 2
As análises de sangue dos atletas sugerem que o cocktail funciona de uma forma que a seguinte teoria nos levaria a imaginar. A cafeína liberta ácidos gordos das células de gordura e a L-carnitina induz os músculos a queimar mais ácidos gordos.
Os coreanos concluíram:
“Este estudo mostrou que a ingestão de carnitina poderia promover a oxidação de gordura e o desempenho em atletas de resistência, e, especialmente, esses efeitos ergogénicos da cafeína carnitina co-ingerida com mais de uma dose única de carnitina.”
As doses utilizadas foram elevadas. Se você é sensível à cafeína, uma dose de 5 mg por kg de peso corporal pode causar efeitos colaterais psicológicos. Algumas pessoas também relatam ligeiros problemas gastro-intestinais depois de tomarem 15 mg de L-carnitina.

Autor:
Antonio Figueiredo
Blog: http://www.estoumudandodevez.com/

2 comentários:

  1. Eu que sofro de tensão alta nunca me atraveria a tanto mais foi muito interessante.
    obrigada adoro os seus textos.
    beijocas e continuação de bom desafio para todos e mais uma vez obrigada por todas as informações e alento dado pelos organizadores e colaboradores

    ResponderExcluir