sábado, 30 de outubro de 2010

Hoje é dia de pesagem!

Bom diiiiaaaa!
Hoje começa nossa 4º Pesagem. Clique no selinho na barra lateral do Blog para acessar o formulário de pesagem. É até segunda, não vamos esquecer \o/

NOVIDADE!






Ao fim do desafio, no dia 21/12/2010, vou sortear o livro acima entre as participantes que sempre postam o peso em todas as pesagens.

1. Ahhh, mas nao tem tolerância? Tem sim, vocês podem esquecer de postar até duas vezes contando as pesagens a partir de agora, 4º pesagem.

2. E qual o motivo de fazer isso? Noto que muitas estão desmotivadas, então acho que vai ser uma forma de, quem sabe, fazer a motivação voltar, pelo menos um pouquinho.

3. Como funcionará isso? TODAS participarão do sorteio que será via Randon.org para garantir a credibilidade do sorteio. 





Um ótimo fim de semana pra nós!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Segredo para perder peso: Mantenha um diário alimentar



Manter um diário alimentar pode ser uma chave para perder excesso de peso, mostrou um novo estudo.
O estudo, publicado na edição de Agosto da revista científica American Journal of Preventive Medicine, incluiu 1.685 adultosobesos ou em sobrepeso a partir dos 25 anos de idade.
Eles mantiveram diários alimentares por seis meses, foram encorajados a comer uma dieta saudável e tornarem-se fisicamente ativos. Eles também se encontravam semanalmente em grupos para compartilhar seus diários e trocar informações sobre como julgar o tamanho de uma porção. Emagrecer sem dietas é possível
Depois de seis meses os participantes perderam em média 6 kg. A maneira mais eficaz de prever a sua perda de peso era a quantidade de dias por semana que eles mantinham o diário alimentar.
Aqueles que mantinham o diário por seis dias na semana, anotando tudo o que comiam e bebiam nestes dias, perderam cerca do dobro de peso do que aqueles que mantinham o diário por apenas um dia da semana ou menos.

Porque o diário alimentar funciona?
“Eu penso que a parte mais eficaz é a responsabilidade e a segunda parte mais eficaz é a consciência aumentada sobre de onde estão vindo aquelas calorias extra”, disse Victor Stevens, autor do estudo.
Mostrar o diário alimentar para outras pessoas é ainda melhor em termos de responsabilidade e isso foi o que os participantes do estudo fizeram. “Você é responsável por si mesmo quando está anotando e é responsável para outras pessoas que estão olhando para os seus registros”, disse Victor. 
Diários alimentares também ajudam direcionar áreas que precisam de melhorias. Por exemplo, um diário alimentar pode fazer com que alguém se dê conta de que está comento mil calorias no almoço e a determinar o objetivo de diminuí-lo. 
        5 Dicas para manter um diário alimentar        
Anote enquanto faz: Não espere até o fim do dia para anotar o que comeu e bebeu. É recomendável anotar o mais cedo possível, depois de comer.

Foco no tamanho da porção: Pratique em casa com copos e colheres de medida ou balanças de alimentos. Saiba que as pessoas tendem a subestimar quanta comida serviram.

Use o tipo de diário alimentar que funciona para você:  Não importa se você usa papel, um PDA ou notebook. O que importa é que você o use.

Não pule os seus dias de indulgência:  É importante manter os registros especialmente nos dias em que estão com tentação para comer. O que é medido tende a ser mudado.

Cozinhe em casa: Você terá mais controle do que consome. Isso faz com que seu diário seja mais detalhado.

Fonte: clique aqui

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Chás para emagrecer


Muito se fala, e recomenda, sobre o uso de chás para emagrecer, eliminar gorduras localizadas, diminuir a celulite, diminuir o apetite. Mas enfim, todos esses chás realmente cumprem o que prometem? Existem estudos que realmente comprovem a sua eficácia.

Nessa matéria vamos falar um pouco sobre cada um dos "chás da moda" e se eles realmente funcionam ou não e quais os riscos que eles oferecem para a sua saúde.

Chá de oliveira - a folha de oliveira é considerada fonte de ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, além das vitaminas A, E e vitaminas do complexo B, e de minerais como: zinco, cobre, potássio, sódio e fósforo. Apesar de ser vendido como o "eliminador" de gordura abdominal, ainda não existem estudos concretos que realmente apontem que o consumo de chá de oliveira tenha esse poder emagrecedor. Sabe-se somente que ele ajuda no processo de digestão, auxilia no bom funcionamento do intestino e no combate a retenção de líquidos.

Chá de hibisco - conhecido como o "chá seca barriga", o chá de hibisco é feito das flores e botões do Hibiscus sabdariffa, espécie diferente daquela ornamental, comum nos jardins. Por ajudar na diminuição da retenção de líquidos e ajudar no bom funcionamento do seu intestino, ele já pode ser considerado um aliado no emagrecimento. Mas assim como o chá de oliveira, ainda não existem estudos que comprovem que o consumo de chá de hibisco possa mesmo secar a barriga.

Chá de 30 ervas - não se sabe exatamente quais ervas contém nesse chá e nem a quantidade de cada uma. E se você tem restrição a alguma dessas ervas, sua saúde pode ser prejudicada. Então, antes de comprar o chá e tomar é importante que consulte uma nutricionista de forma presencial e veja se realmente é necessário tomar.

Chá verde - o mais pesquisado dos chás, ele possui muitos benefícios ao organismo, entre eles a prevenção de doenças e colabora com bom funcionamento do trânsito intestinal, além de acelerar o funcionamento do metabolismo. Da mesma planta do chá verde são feitos os chás branco, amarelo e vermelho, mas ainda não se sabe se eles tem as mesmas propriedades do chá verde.

Em minha opinião os chás de maneira geral, podem sim ser utilizados no processo de emagrecimento, mas somente quando aliados a uma alimentação saudável, balanceada, fracionada, variada e à prática regular de atividade física.

Nenhum chá, sozinho, tem esse poder emagrecedor.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Selos e Sorteio!


Boa tarde gatonas!

Meu Blog vai completar um ano, e dizem que o primeiro aninho a gente nunca esquece. Para marcar essa data, vou fazer um sorteio e vim divulgá-lo.

Tenho alguns livros do Augusto Cury e sempre releio pra tentar agregar mais alguma coisa. Ele é médico, psiquiatra, psicoterapeuta e escritor de literatura de autoajuda brasileiro. Seus livros já venderam mais de 12 milhões de exemplares somente no Brasil, tendo sido publicados em mais de 50 países. Foi considerado pelo jornal Folha de São Paulo o autor brasileiro mais lido da década.

Quem quiser mais informações sobre os livros e o sorteio, clique aqui. Lembrando que o sorteio será dia 15/11/2010 às 23h através do Random.org.


PS: conforme a sugestão de uma participante, fiz uma TOP 3, as três participantes que mais emagreceram ganharam selinho e destaque. Para pegar o selinho acesse a página TOP 3 no menu do blog.


Parabéns para as meninas que se destacaram e para quem passou perto, dedique-se mais um pouquinho.

Beeeeijos, boa terça-feira pra nós!

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Sobre sonhos...

Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida. E entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos e as que desistem deles.
Augusto Cury

sábado, 23 de outubro de 2010

INFORME

Olá meninas!

Gostaria de dar uma má notícia. Apesar do desejo de mudar os dias de pesagem manifestado na enquete, quero informá-las de que os nossos dias de pesagem sofrerão outra mudança:

Passarão de segunda e terça-feira , para SÁBADO, DOMINGO E SEGUNDA. Atendendo a maioria das participantes. Algumas preferem se pesar antes do fim de semana, outras depois.

Assim, se seu dia de pesagem não é nenhum desses, pese-se no seu dia definido e nos informe o peso normalmente no formulário entre os dias determinados.

O balanço da pesagem será divulgado sempre na lateral do blog. E a partir da 4º pesagem, teremos um TOP 3. As três participantes que mais se destacarem receberão um selinho e terão seus blogs divulgados na lateral.

No mais, bom domingo meninas, força na RA. [eu engordei snif...]

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

As características básicas de um vencedor

Sabemos que o processo de emagrecimento requer uma série de comportamentos para alcançar o sucesso. Trata-se de uma batalha constante sobre hábitos antigos e que remontam a nossa história como humanos (sim, comer muito e acumular gordura para sobreviver no período de escassez) desde os primórdios da civilização. Mas também sabemos que é possível mudar. Sabendo o que e como se torna muito mais possível fazê-lo. Segue um texto que aborda melhor sobre isso.

Disciplina – a chave de um futuro melhor

Responda rapidamente: o que Gandhi, Charles Chaplin, Einstein e Wiston Churchill tinham em comum? E o que Buda e Santos Dumont compartilhavam?

É difícil encontrar algum em comum entre figuras tão díspares, não é mesmo? Mas a resposta é muito simples, e nela reside a razão da grandeza de cada um deles. Todos foram pessoas disciplinadas.

Nenhum deles jamais teria conseguido o que conseguiu se não tivesse realizado um esforço continuado. É certo que Einstein era um gênio – mas de que isso adiantaria se ele não tivesse dedicado horas e horas ao estudo e às questões que permitiram que formulasse a Teoria da Relatividade?

Buda era um santo que já nasceu diferente? Segundo ele próprio, não era. Sempre afirmou que qualquer um podia alcançar a iluminação – desde que colocasse isso como sua meta de vida e trabalhasse disciplinadamente para tanto. Gandhi exigiu de si mesmo uma disciplina férrea, voltada para o seu ideal de libertação e integração da Índia. Graham Bell, o inventor do telefone, colecionou uma série infindável de fracassos antes de obter sucesso – mas continuou em frente.

O fato é que todos nós somos, potencialmente, seres excepcionais. Mas não realizamos esse potencial. Por que? A resposta, também neste caso, é simples: não queremos aceitar o fato de que, para alcançarmos o que desejamos, temos que ser disciplinados.

Quantos de nós sonham em ocupar uma melhor posição no trabalho? Muitos, não? Mas quantos desenvolvem uma estratégia para isso e, mais importante, executam essa estratégia? Poucos, não é mesmo?

E esse é ponto básico de nossa newsletter de hoje: sem disciplina, você nunca irá a lugar nenhum. O atleta de músculos perfeitos tem que encarar horas e horas de exercício, disciplinadamente. O cientista que descobrir a vacina contra a AIDS terá passado horas e horas trancafiado em um laboratório, disciplinadamente. Todos os que chegaram, estão chegando ou chegarão ao sucesso terão que, de alguma forma, exercer uma enorme força de vontade, e impor uma disciplina rígida a si mesmos.

COMO FAZER?

No entanto, algumas pessoas acreditam que essa disciplina é, em si mesma, um dom. Quanto a isso, tenho boas notícias. Não é verdade. Disciplina se aprende. E, como um músculo, pode ser treinada. Veja como:

1 – Acabe com as desculpas.

Seres humanos são especialistas em desculpas, e em encontrar bodes expiatórios. O fato de que a situação não está boa, ou de que fulano fez algo que o boicotou não é razão suficiente para que você deixe de fazer todo o possível para ter sucesso e ser feliz.

Lembre-se que cada vez que você atribui um dos seus problemas a uma instituição ou a uma pessoa, você abre mão de seu único poder: o poder sobre si mesmo. Algo ou alguém podem realmente ser a origem dos seus problemas. Mas a solução deles só terá uma origem: você. Portanto, deixe de lado “eles” e o possível mal que lhe causam ou causaram. Pense em como você irá evoluir e vencer.

2 – Comece devagar.

Nenhum campeão de halterofilismo começou levantando 200 quilos. Nem você vai se transformar no que quer ser em um dia. Você também não irá conseguir ser um exemplo de disciplina em apenas um dia.

Mirar alto é bom e é necessário. Mas o sucesso é a soma de pequenos passos. Como um atleta em treinamento, você começará andando, depois andando depressa, depois correndo.

Estabeleça metas modestas – manter seus papéis organizados, ou responder a todos os telefonemas que deve responder. Quando estiver bem treinado, exija mais de si. Como um músculo que se torna mais forte, a disciplina irá se tornar um hábito cada vez mais arraigado a cada vitória sobre si mesmo.

3 – Não há exceções

Uma vez que tenha estabelecido sua meta inicial de disciplina, não faça exceções. Quando começamos a fazer exceções, as exceções se tornam a nova regra. E o seu objetivo vai por água abaixo. Por isso que é preciso começar aos poucos, com coisas que você seja efetivamente capaz de fazer.

4 – Não se considere um messias ou um mártir

Não existe nada mais incomodo do que um ex-fumante que se dedica a “converter” os fumantes na sua campanha contra o fumo. Da mesma forma, O fato de você ter optado por ser uma pessoa disciplinada – e portanto vencedora – não significa que, a partir de agora, você irá exigir que todos ao seu redor vivam pelos seus novos parâmetros.

Também não significa que você irá cumprir as tarefas que se impôs como se fossem uma cruz que carrega. Afinal, se você mantiver os olhos no horizonte, verá sempre a meta que tem à frente. E a disciplina diária será apenas um hábito que incorporou para chegar a essa meta. Portanto, faça um favor a si e aos que vivem com você – faça também da alegria uma nova disciplina.

Fonte: aqui

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

10 segredos para deixar a dieta mais fácil ...

Mesmo quem já conseguiu vencer a balança pena com ela: sdd, ou síndrome do desânimo na dieta.

Os sintomas são preguiça de preparar um lanchinho light e bem gostoso, palpitações na frente de uma confeitaria e tremedeira na hora de montar o prato num restaurante por quilo. 

Brincadeiras à parte, tem hora que a gente tem vontade de dormir na hora do almoço só para evitar certas situações (como uma bancada cheia de sobremesas transbordando calorias). O jeito, então, é simplificar nossa vida. É verdade que cada um acaba encontrando um caminho. E o que vale é você ir por ele numa boa. Mas, às vezes, a rota anda meio cheia de desvios e um mapinha pode ajudar. Abaixo, eu divido com você as pistas que sigo para chegar mais depressa no meu objetivo.
Tomara que elas facilitem um pouco a sua jornada rumo ao peso ideal...
 
1- Saiba o que pode ser ingerido: os cardápios são referência para o que pode ou não pode ser ingerido. Conhecendo bem as refeições e os alimentos que as compõem, fica fácil fazer a escolha. Mesmo que, em determinado dia, não seja possível seguir religiosamente o que foi determinado. Conhecer os alimentos e os tamanhos das porções é fundamental para ter uma segunda alternativa quando não há as opções descritas no cardápio.

2- Troque o proibido pelo permitido: uma dieta bem elaborada permite a ingestão de pequenos lanches entre as refeições principais . Dessa maneira, irá se alimentar a cada 3 horas. Entretanto, é necessário trocar a barrinha de chocolate pela fruta menos calórica.
Permita-se experimentar novos sabores. Uma dieta equilibrada deve conter frutas, legumes e verduras. Se você não tem o hábito de ingerir esses alimentos, está na hora de se propor a melhorar.

3- Faça compras saudáveis: na hora da compra do supermercado, vá com uma lista em mãos. Não se permita a comprar doces, salgadinhos, queijos calóricos. O pior erro é fazer a própria armadilha.

4- Não dê chances para desistir: escorregões nas primeiras semanas da dieta são comuns.
Entretanto, eles não podem ser desculpa para maiores exageros ou desistência do objetivo de emagrecer. Exagerou? Volte em seguida à alimentação proposta para que elimine peso. Não precisa esperar a segunda-feira para fazer isso. Se exagerou no almoço, volte a controlar a alimentação no mesmo dia.

5-  Saiba quais locais freqüentar: selecionar os lugares onde oferecem alimentos mais saudáveis é fundamental para manter-se firme na dieta. Se há as opções mais tentadoras, controle-se. Opte sempre pela opção mais saudável e que trará o resultado esperado.  Além disso, saber onde se alimentar é fundamental para propor um local de encontro com os amigos e com a família.

6- Organize a geladeira e despensa: deixar visível os alimentos calóricos e, ao mesmo tempo, os preferidos é uma isca para sair da dieta quando a fome, a ansiedade, o nervosismo, a briga com o namorado, a pressão no trabalho aparecer. Antes de começar a dieta, faça uma faxina na geladeira e na despensa. Deixe-as o mais saudável possível. Se você convive com outras pessoas, faça um cantinho só seu. Se estiver com fome, não fuce no lugar alheio. Busque os seus alimentos saudáveis.

7- Converse com seus amigos: fale a eles sobre a sua nova decisão de emagrecer.
Mostre a importância que isso tem para você. Assim, quando forem sair ou se encontrar, será mais fácil deles entenderem e optarem por um barzinho ou restaurante que você indicar. Fazer dieta não é sinônimo de exclusão social. Mas é preciso ter ajuda e entendimento para que possa manter-se firme no que é proposto. , é claro, mostre a eles que você está determinado a alcançar o seu objetivo.

8- Busque se informar: quanto mais você ler sobre alimentação saudável, a importância e os benefícios que ela traz para o corpo, mais fácil será manter-se firme na dieta para atingir o peso desejado.

E perceberá que, apesar do fator estético ser a principal causa citada por quem quer emagrecer, a boa saúde e a melhor qualidade de vida são objetivos muito maiores- e mais importantes - de serem alcançados.


9- Estipule diversas metas: durante o processo de emagrecimento é importante colocar pequenas metas.  Se o objetivo é emagrecer 20 quilos, comece estipulando a eliminação de 5 quilos. Conforme for avançando, perceberá que é possível atingir a meta final, além de se estimular a cada pequeno objetivo alcançado.

10- Mude o foco: quando a vontade de comer aquele doce ou de atacar a geladeira não sai da cabeça, é hora de mudar o foco. Desvie a atenção da comida.

 Faça alguma outra atividade.
 Leia um livro, assista a um filme ou programa, faça caminhadas, arrume a casa, o escritório ou faça uma faxina na sua caixa de emails.
 Dessa maneira, ocupará a mente e, quando perceber, estará na hora de fazer a próxima refeição.

Fonte:Cyber Diet

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Reeducação Alimentar

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR( MUDANÇA DE HÁBITOS)

UMA MANEIRA NOVA PARA EMAGRECER SEM DIETAS.

UM PLANO PARA TODA VIDA..

Para emagrecer de maneira natural e descomplicada, sem passar fome, você teria que pensar seriamente em mudar seus hábitos alimentares, substituindo os antigos alimentos que a fizeram engordar por outros que farão emagrecer. Como? Fazendo substituições inteligentes dos alimentos mais pelos menos calóricos.

Ao invés de fechar a boca , abra a sua mente. A melhor garantia para perder peso sem que ele volte é mudar os hábitos alimentares. Seguindo uma alimentação saudável, equilibrada, natural e de baixas calorias , fácil de fazer, adequada ao seu estilo de vida e o que é mais importante, você podendo escolher seus próprios alimentos ao contrário das dietas que são impostos. Livre-se da palavra DIETA. Para emagrecer é preciso mudar a sua despensa.( Tenha em casa somente alimentos saudáveis e de baixas calorias exemplos: grãos , frutas, legumes e verduras , cereais etc..).Evite todo e qualquer tipo de doce.

A maioria das pessoas que conseguem se manter durante toda a vida com um peso ideal e saudável não seguiu uma dieta especifica, aprendeu a comer como gente magra. São conscientes de seu peso e se mantêm na medida desejada porque ingerem com moderação os alimentos que se adaptam ao seu estilo de vida e ao gasto de energia que realizam.Exemplo: um esportista precisa ingerir bem mais calorias do que uma pessoa sedentária, pois ambos possuem estilos de vida diferentes e gastos de energias diferentes.

O segredo é gastar toda energia consumida através dos alimentos, caso contrário irá engordar.Comeu muito? Exagerou no almoço de domingo? Espere a fome bater para se alimentar de novo, pois enquanto ela não vem, ainda há energia em estoque para se gastar.Pense nisto e não coma só porque está no horário do almoço ou do jantar. Esse é o segredo para se manter magro: comer moderadamente e somente o necessário .

PENSE NISTO: Coma para viver , não viva para comer.

Certamente, não vamos lhe apresentar nenhum segredo porque você já conhece: a atividade física diária, juntamente com uma alimentação de baixas calorias, são os maiores aliados para emagrecer , viver mais, melhor e com muita saúde. Evita ganho de peso com a idade e são essenciais para que seu corpo fique em perfeito funcionamento.

PARA PENSAR: Vive muito quem come pouco.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

3º Pesagem

Bom dia gatonas!

Segunda-feira, semana começando e dia oficial de pesagem. Espero que o fim de semana tenha sido bom. Hoje é dia de pesagem [hoje e amanhã], conforme você escolheram por meio da enquete na lateral do Blog. Conto com todas vocês.

Para postar a pesagem, clique na imagem e preencham corretamente o formulário de pesagem. Participem com a auto avaliação, conte como tem sido a sua RA, suas vitórias, suas angústias, dicas...

E para terminar o post da nossa 3º pesagem, quero deixar um forte abraço a todas e pedir que reflitam sobre o texto abaixo:

Se eu pudesse deixar algum presente a você, deixaria a consciência de aprender tudo o que nos foi ensinado pelo tempo afora. Lembraria os erros que foram cometidos, como sinais para que não mais se repetissem. E a capacidade de escolher novos rumos. [Mahatma Ghandi]

Não importa o lugar nem a condição, apenas a mente pode fazer de você feliz ou miserável!

No mais...
Tenham todas um óóótimo início de semana, beeeeeeeeijos!

sábado, 16 de outubro de 2010

Atletas de fim de semana


Você só tem tempo para atividade física nos dias de folga? Então, saiba como aproveitar o período e evitar lesões. Finalmente chegaram o sábado e o domingo, e com eles a empolgação para colocar o tênis e ir para o clube ou parque mais próximo. Afinal, é preciso "compensar" o tempo em que esteve parada. Bom, se esse é o seu caso ou se você se animou com a idéia, conheça os prós e os contras de mexer o corpo apenas nesses dois dias. Quem explica é o fisiologista e especialista em esportes Paulo Roberto Correia.

Exercitar-se só nos fins de semana oferece riscos à saúde?
Para quem não tem outra oportunidade durante a semana e treina corretamente, não há risco algum. Pelo contrário, há um ganho de qualidade de vida. Entretanto, quem tenta fazer tudo o que não fez durante a semana, sem seguir uma conduta correta, se exercitar pode ocasionar desde uma simples contusão até morte súbita.

Quem está mais propenso a esses riscos?
Pessoas de vida desregrada, obesas, diabéticas, portadoras de hipertensão arterial, colesterol alto e que não fazem um check-up anual são as principais vítimas.

Há alguma orientação para quem só tem esse tempo livre para se exercitar?
O ideal é procurar profissionais adequados para isso. Saber se é apto à prática esportiva é o primeiro passo. Sendo assim, o cardiologista, o ortopedista, a nutricionista e o educador físico são os especialistas indicados. Já para os que sabem que podem se exercitar e não dispõem de orientador qualificado, a aquisição de um frequencímetro (equipamento que mede os batimentos cardíacos, usado em treinamentos físicos) é uma ótima conduta. Outra dica é fazer a atividade física dentro de uma freqüência cardíaca adequada (ver tabela abaixo).

Optar pela prática de esportes como futebol, vôlei ou tênis requer atenção especial?
Sim. Os esportes envolvem várias qualidades físicas para ser executado. No caso do futebol é necessário correr rápido em alguns momentos, ser forte para suportar os choques entre jogadores e ter a capacidade de saltar, além de correr em diversas direções rapidamente e por muito tempo consecutivo. Para "atletas" de fim de semana, certamente, será uma atividade de risco, mesmo que praticado moderadamente, pois o esporte exige todos esses esforços.

Quais as modalidades mais indicadas?
Caminhada, corrida, bicicleta e dança são mais adequadas para os praticantes de fins de semana. Isso porque são atividades regulares de fácil dosagem. Como foi dito antes, as desportivas, como futebol e basquete, exigem qualidade física (velocidade, força, flexibilidade, coordenação, etc.), obtida com mais empenho e treinos prolongados.

Qual o tempo ideal para obter um bom aproveitamento?
Se o seu organismo estiver funcionando bem, o tempo de atividade física ideal fica entre 30 minutos e uma hora.

Como as pessoas podem identificar o momento de moderar ou interromper os exercícios?
Há sintomas que requerem cuidados: tonturas, sono, movimentos descoordenados, dor de cabeça, visão turva, com brilhos ou dores específicas, denunciam que algo não está bem, o que requer a interrupção da atividade e investigação do ocorrido. Outro sinal é quando você percebe que essa prática deixou de ser prazerosa (isso só não pode ser confundido com preguiça).

Sabemos que o alongamento é imprescindível antes de qualquer atividade física. Como ele deve ser feito?
O ideal é se aquecer com uma caminhada de 5 a 10 minutos, seguida de exercícios de flexibilidade e alongamento, que favorecem a irrigação dos tecidos que estão inativos e o aumento da elasticidade e articulação dos músculos. Dessa forma, a pessoa fica menos propensa a se machucar durante o treino.

Exigir do corpo mais do que ele está preparado a oferecer pode gerar que tipo de problema?
Quando há abusos ou imprudências, os danos mais comuns para a musculatura são: tendinite (inflamação nos tendões por usá-los muito mais do que estão acostumados); distensões musculares (rompimento parcial ou total da musculatura), por executar movimentos que esse tecido ainda não suporta; entorses ou ruptura de ligamentos (joelho, tornozelo, ombro, etc.), pela exigência articular além dos limites habituais; fraturas ósseas por estresse ou quedas. Já na parte clínica, há desde complicações cardiológicas a problemas respiratórios que acometem muitas pessoas. No mínimo, as dores musculares já refletem o despreparo para o esforço.

Fazer atividades físicas moderadas apenas no fim de semana reduz pela metade problemas com obesidade, diabetes, hipertensão, estresse e ataques cardíacos. Procede tal informação?
Eu não seria tão afirmativo quanto aos 50%. Porém, quanto menos inativo (sedentário), mais distante a pessoa estará de tais males.

É mais vantajoso fazer exercícios apenas nesses dias da semana do que ser sedentário?

Correto. Exercitar-se é sempre importante, nem que seja apenas uma vez na semana. Lembre-se de que moramos num país de muitos feriados, o que possibilita aumentar a frequência da atividade física.

Fonte: http://dietaja.uol.com.br/saude-fitness/noticias/atletas-de-fim-de-semana-184718-1.asp



Então é isso meninas, vamos aproveitar o fim de semana. Abraços!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Saiba como acelerar o seu metabolismo

Pessoas com metabolismo acelerado conseguem emagrecer mesmo descansando. Dá pra emagrecer mesmo descansando. Esta proposta é tentadora, mas para ter este benefício você precisa primeiro malhar. Estudo feito em Connecticut, nos Estados Unidos, mostrou que quem passa por treino intensivo de resistência tem um metabolismo muscular mais acelerado mesmo quando não está se exercitando, do que aquelas pessoas que não possuem um bom preparo físico.

Os pesquisadores compararam os níveis de oxidação e de síntese de ATP (trifosfato de adenosina, molécula responsável por armazenar energia nas células) nos músculos da panturrilha de corredores de longa distância e de pessoas sedentárias durante períodos em que os dois grupos estavam em repouso.

O resultado é que, apesar de não produzirem mais energia nos momentos de descanso, os atletas queimam mais calorias. Segundo os pesquisadores, o estudo indica que os músculos dos atletas convertem constantemente mais energia em calor do que os dos sedentários. Isso quer dizer que eles perdem mais calorias mesmo em descanso. O que você está esperando para entrar para a turma da malhação?

Por Julia Dantas
Revista Shape


PS: Meninas, conforme ficou definido na nossa enquete na lateral do Blog, a partir de agora as pesagens serão nas segundas e terças-feiras. Portanto a 3º Pesagem será entre os dias 18 e 19/10/2010.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Emagrecer sem ter medo de ser feliz

Se existisse uma boa receita psicológica para que o emagrecimento fosse uma das melhores fases da vida de uma pessoa, acredito que seria assim: Emagrecendo Feliz

Ingredientes
Muita coragem
Determinação
Objetividade
Autoconfiança
Paciência
Tolerância
Honestidade
Força de vontade
Sensatez
Livre arbítrio
Sensibilidade
Apoio familiar
Amigos leais
Amor verdadeiro
Orientação idônea


Modo de Preparo
Em uma louça especial da sua história de vida, coloque os ingredientes um a um. Com o entusiasmo da criança que existe em você, mexa tudo lentamente.  Leve ao fogo do seu coração, que aquece seus desejos, por um tempo que lhe pareça razoável.

Não esqueça que apenas você provará desta delícia, portanto o tempo deverá ser o que mais se aproxima ao seu paladar. Enquanto estiver "misturando" os ingredientes, pense apenas no que lhe acontecerá de bom quando puder saborear desta receita.

Muita satisfação, bem-estar, vitórias, conquistas e sucesso devem fazer parte destes pensamentos. Quando estiver no "ponto" retire do aquecimento.

Coloque esta vitamina no pote da sua vida. Sirva-se. Ingira vagarosamente saboreando cada gole com muita satisfação.
Se quiser pode ser adicionado uma certa dose de alegria e bom humor.

Esta receita é indicada para todos aqueles que acreditam e confiam na força do "bem se querer".

Atenção: Se você tiver a metade dos ingredientes necessários para esta vitamina, vale a pena experimentá-la.

Por:Sonia Cristina Camargo Bessa
Formada em Psicologia pela FMU, atua há 13 anos na área de Clínica do Emagrecimento. Especialista em Terapia Reichiana (Bioenergética e Linguagem Corporal)
Fonte:Site Cyber Diet

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Emagreça com a ajuda da água

Ela acelera seu metabolismo e te faz comer menos. Beba da forma correta e perca até 4 kg por mês

Novas pesquisas vêm demonstrando que a mais simples das bebidas — a água — é um dos remédios mais eficazes para o controle da obesidade. Esses estudos mostram que a água comum atua como um poderoso moderador de apetite e estimulante do metabolismo. Difícil de engolir? Pois saiba que a água nos faz comer 15% menos em cada refeição, acelera a queima de calorias em 30% e diminui significativamente a absorção de carboidratos e gorduras.
A atriz Eliane Giardini, de 54 anos, é uma das que atribuem sua boa forma, beleza e vivacidade ao hábito de tomar grande quantidade de água. "Não janto mais. A última refeição sólida que faço é às 7 horas da noite. Tomo muita água: pelo menos 2 litros por dia, o quanto agüentar, e não bebo durante as refeições. Foi difícil, porque eu adorava tomar refrigerante e vinho", afirma a atriz, no ar na novela Eterna Magia.
Mas, se é tão simples, por que tantas pessoas que têm filtro e geladeira em casa ainda estão acima do peso? O segredo, asseguram os especialistas, está na forma de consumir a água. É preciso bebê-la na quantidade, na freqüência e nos momentos corretos. A seguir, você aprende como inserir a água na sua rotina para tirar o máximo proveito dos seus benefícios.


Siga as dicas para perder quilos extras com essa importante ajuda

Você deve tomar um total de 2 litros de água por dia. Para alcançar essa meta, deixe uma garrafinha por perto e tome água sempre que se lembrar, além do líquido ingerido na hora das refeições.
Opte pela água pura. Pesquisas mostram que as pessoas que tomam água sentem-se mais saciadas após a refeição do que aquelas que acompanham o prato com bebidas alcoólicas, sucos ou refrigerantes.
Não adianta tomar muita água apenas na hora do café, do almoço e do jantar. Se o intervalo entre essas refeições é grande, o corpo vai ficando desidratado. Nessas condições, o metabolismo fica 50 vezes menos eficiente.
Em vez de alternar as garfadas com a bebida, tome água antes de cada lanche ou refeição. Dessa forma, você automaticamente consumirá 104 calorias a menos em cada comida, revela um estudo da Penn State University, nos Estados Unidos.
Tome água mesmo quando não estiver com sede. Quando você chega a sentir a boca seca, significa que não consumiu a quantidade necessária de água.


Saiba por que ela ajuda você a...

...comer menos
Nosso corpo confunde as sensações de fome e sede. Ao tomar bastante água antes das refeições, tendemos a comer menos.

...estocar menos carboidrato
Quando se toma água regularmente, o organismo fica com o metabolismo mais rápido e é obrigado a usar suas reservas de carboidrato como combustível para dar conta do funcionamento acelerado. Isso significa que, ao tomar água, boa parte das massas, pães e arroz que você comer não será estocada.

...acelerar o metabolismo
Beber 2 copos de água acelera a queima de calorias em 30% durante 30 minutos, revelou um estudo alemão. Se você beber 2 copos a cada meia hora, elevará seu ritmo metabólico durante todo o dia.

...queimar mais gordura
As células de gordura são feitas de líquidos e precisam de uma quantidade específica de água para se manter. Ao alterar a proporção de líquido, essas células tendem a se desfazer.

...absorver menos calorias
A água acelera a digestão por fazer a comida flutuar mais rapidamente pelo trato intestinal, diminuindo a absorção das suas calorias.
Você sabia?

Colocar 1 pedra de gelo no copo de água eleva a velocidade do metabolismo em outros 4%. Isso porque o organismo gasta energia para se aquecer do resfriamento provocado pela água gelada.

Se você não consegue parar de comer mesmo quando já está satisfeita, experimente tomar 1 copo bem cheio de água após terminar o prato. Ela corta a compulsão.


Antes da sede
Antes da comida
Várias vezes
Água pura

Dê um refresco à sua dieta!

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Balanço da 2º Pesagem

Olá meninas!
Como vocês estão se saindo no Desafio? Estão gostando? Cumprindo tudo direitinho? Como está o tempo ai no blog de vocês? Estou curiosa para saber!

Lindonas, agora é a sério!
A lista de participantes com os respectivos nomes, blogs, metas, pesagens iniciais está AQUI. Confiram todos os dados e se houver algo de errado digam para eu corrigir.

Vamos ao balanço: Das 72 participantes, apenas 49 enviaram o peso. Das que enviaram: 
34 participantes eliminaram peso =)
05 participantes mantiveram o peso =|
10 participantes ganharam peso =(

Entããão gente, muitas das participantes não enviaram o peso. Talvez o nosso desafio esteja muito desanimado, vocês podem me ajudar nisso? Como podemos tornar o Desafio mais interessante, dinâmico, atrativo? Me ajudem!

Uma boa semana a todas e um ótimo feriadao!

PS: a Aline sugeriu mudar o dia da pesagem oficial. Votem na enquete aqui ao lado e escolham o melhor dia para vocês.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

2º Pesagem: 08 a 10/10/2010



Bom dia meninas!

Hoje é sexta-feira, dia de pesagem. O procedimento é o mesmo, cliquem na imagem acima para abrir o formulário.

Na segunda pesagem temos uma novidade, vocês podem avaliar o desafio numa escala de 0 a 10 e comentar a nota. Algumas de vocês podem se perguntar a utilidade disso. É muito simples, vocês estarão contribuindo para uma melhoria continua do Blog e do Desafio. Pq afinal, o Blog não existiria se vocês não estivessem aqui.

Fim de semana chegando... muito cuidado com isso. Às vezes fazemos tudo certinho durante a semana e 'jacamos' no sábado e/ou domingo. Vamos nos controlar!

Bom fim de semana para todas.
Abraço!




quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Qi Mental



Então, vamos nos imaginar magras no final do verão?!

Meninas, uma das tarefas do nosso desafio é mentalizar à noite antes de dormir, ou de manhã, sobre a perda de peso e os benefícios que teremos. Uma técnica de visualização que está sendo muito utilizada é a do Qi Mental. Existem várias reportagens abordando o assunto. Vejam essa do Globo Repórter:

Energia Mental
(reportagem Globo Repórter 25/06/04)

Outra alternativa, também inspirada na medicina chinesa, está sendo estudada no Hospital São Paulo, da Unifesp. Tendinite, enxaqueca, doenças crônicas, como crise de asma, obesidade e até vitiligo. Os pesquisadores acreditam que a cura dessas doenças, de forma rápida e sem medicamento, é possível. Ainda estão estudando, mas já encontraram várias evidências. O tratamento tem um nome estranho: Qi Mental. "O termo Qi significa energia em chinês. Nós mobilizamos a energia mental, da mente do paciente, para o tratamento da doença", explica a médica Márcia Yamamura. Segundo os especialistas, a origem de quase todas as doenças está no emocional das pessoas. O médico induz o paciente a buscar na memória, no subconsciente, lembranças do passado, de acontecimentos ruins. É assim que a dona de casa Lindalva da Silva Navarro vem tratando uma doença que ela contraiu há nove anos, o vitiligo. "Eu tinha o rosto todo atingido pelo vitiligo", conta a paciente. Ela vivia se escondendo das pessoas e até do espelho. Se sentia rejeitada. "Não admitia nem que meu marido me acariciasse. Eu achava que era porque ele estava com dó e pedia para que me deixasse em paz", lembra Lindalva. "Esse caso é muito interessante porque ela relaciona cada mancha a um acontecimento do seu passado", diz a médica. Quanto mais Lindalva sofria, mais manchas apareciam em seu corpo. "O tratamento consiste em falar para o paciente resolver esse conflito emocional, dar a ele o desfecho que ele gostaria de ter dado e não pôde por vários motivos. O importante é trocar a emoção ruim pela emoção boa", diz a médica. Funcionou como um remédio eficaz. Lindalva seguiu direitinho a orientação da médica e as manchas foram sumindo. "Em 21 dias o vitiligo desapareceu do meu rosto completamente", garante ela. Hoje, o médico João Yokoda cuida de seus pacientes com a mesma técnica que lhe curou: o Qi Mental. Como três senhoras, ele também sofria de obesidade. Em outubro de 2000, o médico pesava 108,3 quilos. Dois meses depois, em dezembro de 2000, já estava com 89,5 quilos. Perdeu quase 20,5 quilos em pouco tempo. "Esse foi o primeiro experimento do Qi Mental em mim mesmo", diz ele. Marly, Cláudia e Suely. Cláudia, a mais magrinha, tinha 120 quilos. "Eu já sinto diferença. Estou mais tranqüila e menos compulsiva. Me levantava durante a noite e assaltava a geladeira. Agora não tenho feito isso", diz Marly Rodrigues, auxiliar de escritório. "À noite eu não assaltava a geladeira, era de dia mesmo", confessa Cláudia Rocha da Silva, secretária. Elas começaram o tratamento há uma semana e já perderam peso. Suely está com cinco quilos a menos. "É uma coisa impressionante, porque é um tempo curto e dá essa diferença. E eu gostei bastante porque não tem medicação", ressalta Suely Marques, metroviária. A receita é comer. Comer muito e tudo o que quiser e der vontade. Mas só na imaginação. "Eu mentalizo que eu estou comendo o que tenho vontade. Eu adoro pão. Então, eu sinto o aroma, me vejo cortando o pão, recheando com o que eu mais gosto e comendo. Comendo mais um, mais um e mais um... Eu me sinto saciada só com a impressão. A sensação é maravilhosa. Depois que você termina está até enjoado", diz Marly. Enquanto pesquisam, os médicos curam. Em São Paulo, 300 pessoas já deixaram de ser obesas buscando os segredos do subconsciente. O Qi Mental pode ser uma das boas novidades da medicina, dizem os pesquisadores.

Vejam também esse vídeo:




segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Tarefas da Semana

Terminado o balanço, aqui vão as tarefas desta primeira semana:

BÁSICA [todos os dias]
 Beber pelo menos 1,5L de água por dia
 Ingerir: Legumes, frutas e verduras

ATIVIDADE FÍSICA [3x por semana]
Vamos fazer pelo menos 3x por semana:
05min de aquecimento
30min de caminhada
20 abdominais
05min de alongamento

O alongamento evita dores musculares, é ótimo para relaxar a mente e nos ajuda a ter a noção de nossas medidas.

ESPECIAL [todos os dias]
Vamos mentalizar à noite antes de dormir, ou de manhã se preferirem, sobre a nossa perda de peso, os benefícios que teremos... A mente é uma ferramenta extraordinária e acredita naquilo que nós a indicarmos. Experimentem!

"A dedicação define o caminho da vitória!"


PS: as pesagens da Flávia e da Kelly Cristina não foram aceitas por terem sido postadas fora da data.

Balanço 1º Pesagem

Bom dia meninas!
Na primeira pesagem houve ainda muito esquecimento por parte de 29 participantes, quase a metade das inscritas.
Vamos ao balanço: Juntas eliminamos 15.7kg


10 participantes mantiveram o peso
09 participantes ganharam peso
23 participantes eliminaram peso

Clique aqui para ler a planilha

Finalizando... não estamos aqui para ganhar o desafio, mas sim para vencer as nossas lutas pessoais e obstáculos diários! Lembre-se de que 'a dedicação define o caminho da vitória'

Sucesso a todas nós.
Um abraço!